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Todos os anos, o governo federal, geralmente por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, publica um calendário oficial de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano seguinte. As datas são cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população. Também costumam ser utilizadas como referência para o setor privado.

A virada de ano costuma, portanto, representar um momento de olhar para o calendário e definir estratégias. As famílias podem se organizar para realizar viagens, festividades especiais e horas de descanso. As empresas, por sua vez, gerenciam as rotinas com suas áreas de Recursos Humanos, considerando o setor em que atuam e as áreas essenciais por lei, ou para as quais existem convenções coletivas específicas a respeito da atividade profissional em dias especiais.

O ano de 2026 será diferente em um aspecto na comparação com 2025, no sentido de que haverá mais possíveis feriadões e a realização da Copa do Mundo, uma ocasião que tradicionalmente mobiliza multidões e coloca os gestores a repensar rotinas e buscar oportunidades de aumentar as vendas.

Como os feriados de 2026 criam oportunidades para os negócios

O ano já começa numa quinta-feira. O Dia do Trabalho cai numa sexta, assim como o Dia da Consciência Negra, enquanto Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados acontecem em segundas-feiras. E a Copa tem início em 11 de junho e se estende até 19 de julho, dia da grande final.

Os setores de varejo e de Food têm então um roteiro de datas para trabalhar, além das tradicionais, como o Dia das Mães, a Black Friday e o Natal. É importante planejar estratégias e preparar as equipes para dar conta da demanda, de acordo com o perfil de atuação e a data específica. É de se esperar, por exemplo, que o varejo alimentar e o Foodservice encarem maiores demandas durante o torneio de futebol, enquanto o e-commerce pode se posicionar para antecipar compras para festividades tradicionais, incluindo a Páscoa.

Em todas as etapas de criação e distribuição de produtos e serviços, grandes oportunidades e desafios da mesma proporção deverão se apresentar. E a gestão destes casos vai fazer a diferença quando chegar o momento de realizar o balanço da companhia, já em 2027.

O setor de relacionamento é crucial neste contexto, já que participa ativamente do suporte às vendas, à logística e à gestão de comunicação do pós-atendimento, especialmente em ocasiões potencialmente mais intensas na demanda e na quantidade de interações.

3 passos para preparar sua empresa para um ano com muitos feriados

As organizações podem se preparar com grande antecedência. Confira agora as estratégias mais eficientes, capazes de potencializar os ganhos no novo ano.

1. Planeje para todo o ano: é importante definir metas e estratégias para cada uma das etapas dos próximos 365 dias, conforme as capacidades da empresa e das maiores oportunidades que ela pode buscar em cada uma das datas. Em muitos casos, é possível que um feriado de grande popularidade não represente o mesmo impacto positivo para uma empresa, e sim para outra. O ideal é entender o cenário com realismo.

2. Faça ajustes na rota: quando se olha para os próximos passos, é possível explorar cada cenário com maior assertividade. Mas, com base no planejamento definido para o ano inteiro, é importante avaliar novos contextos, caso eles surjam, e medir o desempenho segundo as expectativas traçadas anteriormente. Se os resultados projetados não aconteceram, ainda há tempo de fazer avaliações internas e ajustar os novos passos.

3. Seja transparente com as equipes: a comunicação é importante: se for preciso mudar os rumos, os profissionais precisam estar alinhados, de forma a entender por que ações que haviam sido compartilhadas anteriormente foram alteradas. Compartilhar se os planos de longo prazo mudaram, ou se os ajustes são pontuais, também é crucial. Celebrar conquistas é igualmente essencial, para a gestão de pessoal e para alcançar os objetivos futuros.

Soluções estratégicas de atendimento para varejo e Food

Com mais de 20 anos de existência, a Vox está habilitada para apoiar as empresas de diferentes setores, em especial varejo e Food, no desenho da melhor estratégia para os próximos meses. Especialista em atendimento, em toda a cadeia que segue do primeiro contato às avaliações dos produtos e serviços, atua para impulsionar o relacionamento entre marcas e pessoas, com apoio na conexão entre tecnologia de ponta, incluindo Inteligência Artificial avançada, e contatos humanizados.

Assim, fica possível acompanhar cada parte do ano, com planejamento estruturado e capacidade de escalar de acordo com a necessidade, as soluções de geoprocessamento permitem estudar a região de atuação dos negócios e cria um banco de dados que estabelece critérios para uma gestão assertiva e expansão em pontos estratégicos.

Desta forma, as companhias atendidas pela Vox podem dar um salto na qualidade de relacionamento com seus próprios clientes.

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