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O geoprocessamento faz parte do dia a dia das pessoas, mesmo que elas não percebam. De forma direta ou indireta, é central para dezenas de atividades. Está na gestão do trânsito de uma grande cidade, por exemplo. Na análise do comportamento dos consumidores de um shopping que utiliza o wi-fi do estabelecimento. No desenho de uma fábrica, em busca da melhor disposição dos espaços. Nos aplicativos de mobilidade urbana e nos serviços que registram o quanto uma pessoa caminhou ou correu durante uma determinada atividade física.

Participa do monitoramento do plantio e do mapeamento de florestas, seja para identificar queimadas, seja para controlar o comportamento de diferentes espécies animais. Em ações militares, o geoprocessamento é crucial, assim como para a implementação de infraestrutura rural e urbana. Departamentos de marketing se apoiam em dados de geoprocessamento para alcançar os consumidores de forma mais precisa e personalizada.

De acordo com a plataforma de inteligência de mercado Markets and Markets, o uso de geolocalização deve movimentar US$ 14,5 bilhões globalmente em 2025, com taxa de crescimento anual composto de 12,4% em relação aos US$ 11,4 bilhões identificados em 2022. Em 2020, este setor era avaliado em US$ 8,1 bilhões. 

A capacidade de identificar a posição de uma pessoa ou um objeto também é crucial para muitas empresas dos mais variados setores – especialmente aquelas cujas atividades se apoiam no deslocamento intenso de veículos, seja carros utilizados por vendedores, seja sistemas de delivery. Neste sentido, suporta de forma especialmente relevante companhias de Food e Health.

O que é geoprocessamento?

É um conjunto de tecnologias utilizadas para coleta e análise de informações espaciais. Utiliza uma base de dados recolhidos a partir de satélites e sinais de internet, radiofrequência, GPS e AGPS (ou GPS assistido). Permite, portanto, acompanhar a localização exata, em tempo real, inclusive de objetos em movimento.

Para uma empresa, esta ferramenta pode ser utilizada de forma estratégica, facilitando o acompanhamento de toda a cadeia de operação, dentro e fora do espaço físico. Desta forma, permite otimizar operações, reduzindo o tempo de deslocamento em uma fábrica – as informações podem ser utilizadas para identificar os melhores locais para instalar banheiros e refeitórios.

Do ponto de vista logístico, permite planejar rotas, levando em conta a segurança, os custos com pedágios e, também, o tempo de deslocamento, com base nos pontos de maior incidência de congestionamentos. Neste sentido, pode apoiar as ações em Health, em especial as empresas que atuam com entrega de medicamentos e exames.

Quando analisados com critério, os dados gerados pela movimentação de colaboradores, parceiros e  clientes podem apoiar o crescimento de uma organização que se habilita a atuar de forma mais eficaz, com ganhos também para o atendimento ultra personalizado.

Quatro estratégias para alavancar os negócios

Com o geoprocessamento, uma empresa pode se transformar. Os dados dos arredores e do perfil de consumidores locais permite ampliar as vendas, com base em quatro benefícios diferentes e complementares.

1. Encontre o cliente

O levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aliado a um mapeamento completo da região, o perfil de seus moradores e o comportamento de consumo, permite identificar novos potenciais clientes.

2. Conheça o potencial de mercado

Com base na leitura de perfil dos moradores de uma determinada região, o potencial de mercado pode ser analisado e mais bem explorado, utilizando em dados importantes como renda média, quantidade de pessoas, frequentadores e perfil populacional.

3. Mapeie os concorrentes 

Além de conhecer o público-alvo a fundo, também é possível identificar quem são e onde estão os principais concorrentes. Desta forma, fica viável definir, de maneira mais estratégica, a posição de um novo ponto de venda (ou, no caso de Health, de um laboratório ou clínica).

4. Análise lojas próximas

A ferramenta permite ainda identificar quais são as lojas da região, seu fluxo local e potencial de consumo de possíveis clientes, com base no estudo de circulação de pessoas e definição do score dos estabelecimentos próximos.

3 benefícios para o delivery

Quando um cliente abre um aplicativo de serviços em alimentação e informa sua localização, o software utiliza o geoprocessamento para indicar as opções mais próximas. Do ponto de vista da empresa que recebe o contato, o uso desse conjunto de tecnologias também é muito útil – e não apenas para o setor de Food; uma farmácia que conta com o serviço de delivery, por exemplo, também pode se beneficiar.

1. Facilita o desenho das rotas

Muitas vezes, ao longo do expediente de trabalho, é difícil definir o melhor trajeto para cada entregador seguir, aproveitando ao máximo cada saída. Com o apoio do geoprocessamento, fica mais fácil estabelecer percursos de maior eficiência.

2. Agiliza a entrega

Um dos componentes mais cruciais do delivery é a velocidade de entrega. Com trajetos inteligentes, o empreendimento alcança um maior grau de satisfação dos consumidores, que contam com os pedidos de forma mais ágil.

3. Otimiza custos

Quantos quilômetros uma equipe de entregadores roda por turno? Quanto este total varia, de acordo com o dia da semana ou o período do mês? Quando um gestor conhece as respostas para estas perguntas, pode buscar formas de reduzir os deslocamentos, com ganhos para os custos.

Saiba onde está seu cliente

Para a Voxline, o geoprocessamento é utilizado em toda a sua potencialidade. A empresa adota a ferramenta a favor de seus clientes, de forma a reduzir custos, otimizar oportunidades nas entregas e produzir insights valiosos a respeito dos hábitos dos consumidores. 

A companhia alcança este desempenho qualificado com base em mais de 20 anos de experiência. Maior empresa de soluções especializadas em Food e Health do Brasil, principal operadora de soluções de delivery no país, a Voxline utiliza a geointeligência para permitir que as companhias atendidas entendam onde os clientes estão.

O geoprocessamento estuda a região de atuação do seu negócio e cria um banco de dados que estabelece critérios para uma gestão assertiva e expansão em pontos estratégicos. Entenda como a solução da Voxline funciona:

1. Mapeamento da região: A primeira etapa do processo de análise com base em geoprocessamento é crucial para entender o potencial local e elaborar um banco de dados com informações da região, definindo machas, ou seja, áreas relevantes de atuação. 

2. Levantamento da população local: Com a área definida e mapeada, a Voxline trabalha com informações do IBGE, entre elas população, quantidade de domicílios e renda média, entre outros dados importantes.

3. Scoragem: Para entender o potencial da região, a Voxline realiza uma scoragem com as lojas próximas. Essa análise define um score, com base no nível de qualidade de cada estabelecimento.

A Voxline utiliza um software integrado para a visualização dos dados de forma completa, atualizada em tempo real. As oportunidades são infinitas, seja para expansão dos negócios ou para campanhas geolocalizadas.

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