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De cada 100 brasileiros, 40 pedem comida a distância diariamente. Outros 34 o fazem de três a seis vezes por semana, e 18, de uma a duas vezes. O que significa que 92% dos consumidores utilizam o delivery de alimentos semanalmente, de acordo com dados de uma pesquisa realizada em 2023 pela plataforma Opinion Box.

O canal preferido de 51% dos entrevistados é um dos aplicativos que reúnem diferentes opções, como marketplaces. Outros 38% recorrem ao aplicativo próprio da loja e 35%, ao atendimento por WhatsApp. Entre os critérios determinantes para escolher o estabelecimento, pela ordem, aparecem preço, qualidade, variedade, proximidade e, por fim, origem dos alimentos.

Os pedidos   não eliminam as compras em supermercados, praticadas por 49% do total de entrevistados. Na verdade, a prática caminha em paralelo com o delivery, que é utilizado, de acordo com outro levantamento realizado pela mesma Opinion Box, por facilidade de não precisar sair de casa, possibilidade de comer algo que não sabe preparar ou pratos que nunca provou – e, não menos importante, a chance de não precisar cozinhar, especialmente aos fins de semana: sextas, sábados e domingos respondem por 86% do total de pedidos.

Somados, os dois relatórios apontam que comprar comida pronta para entrega, em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente, passou a fazer parte da rotina dos brasileiros – que, de acordo com o levantamento da Opinion Box, também estão preocupados em garantir a alimentação o mais saudável possível, com opções que atendam às necessidades por dietas especiais ou simplesmente o desejo de contar com uma opção mais leve no cardápio.

Há espaço, portanto, para empresas de Food de todos os segmentos para conquistar novos consumidores utilizando a comodidade do delivery – por outro lado, é difícil conceber um estabelecimento de sucesso que não ofereça essa alternativa. As entregas estão inseridas para sempre na rotina de atendimento dos restaurantes e das lanchonetes.

8 passos para alcançar o sucesso no delivery

Como garantir que uma empresa do setor seja bem sucedida e extraia o melhor do potencial da entrega? Existem algumas estratégias úteis. Conheça oito delas, na recomendação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

1. Estabeleça seu diferencial para o público:
Dentre tantas opções disponíveis para o consumidor, é fundamental entender como ele vai encontrar sua marca, e como garantir que ele se mantenha por perto depois de estabelecido o primeiro contato.

2. Planeje seu cardápio e pense nas ofertas:
Adaptar as opções disponíveis na loja física para o que resiste melhor ao transporte é importante, tanto quanto eleger os carros-chefe da casa, aqueles produtos que vendem bem e têm boa margem de lucro.

3. Reforce os processos de higiene e divulgue suas ações:
Garantir a segurança dos alimentos é fundamental e existem algumas maneiras extras de fazer o cliente perceber esses cuidados. Eles reforçam a reputação da marca e ajudam a garantir a fidelização.

4. Avalie as embalagens:
É importante pesquisar antes de escolher as melhores alternativas para cada prato, considerando a resistência à movimentação durante a entrega e o aspecto que o consumidor vai encontrar quando receber o pedido e abrir o pacote.

5. Faça testes de entrega:
Antes de aprender com experiências ruins dos clientes nos horários de pico, realizar testes com envios para pessoas selecionadas e alinhadas com o público-alvo pode reduzir os riscos de passar por contratempos no dia a dia da operação.

6. Promova seu restaurante:
Ações de marketing, físicas e digitais, e impulsionamento em redes sociais para os consumidores do perfil ideal garantem que a marca se destaque entre tantas outras. Depois, a qualidade do serviço começa a consolidar a reputação.

7. Elementos de hospitalidade:
A experiência do cliente passa pelo atendimento mais cordial, ágil e preciso possível. Ele pode, e deve, envolver automação com chatbots capazes de tirar as dúvidas mais corriqueiras, mas precisa envolver também profissionais habilitados para casos de maior complexidade.

8. Foco no resultado:
Continuar medindo o desempenho, prato a prato, região a região de entrega, garante que o estabelecimento se torne ágil para repensar estratégias e rever desde itens do cardápio até as técnicas de comunicação, além da logística de envio.

Parceria produtiva com a Voxline

Em outras palavras, assim como no atendimento presencial, o delivery precisa ser monitorado de perto, levando em conta os dados gerados nos contatos, a frequência com que um cliente retorna e o feedback nos canais próprios e de parceiros, como os aplicativos que reúnem diferentes restaurantes.

Nesse contexto, contratar um parceiro especializado do porte da Voxline garante o sucesso do negócio. Com mais de 40 clientes, a maior operadora de soluções de delivery do Brasil consolidou suas atividades com foco na jornada do consumidor. Ao longo de sua trajetória, a companhia desenvolveu soluções que integram diferentes canais em uma experiência única, qualificada e personalizada.

As empresas de foodtech podem contar com a Voxline para cumprir a jornada completa de atendimento, vendas e suporte, em múltiplos canais digitais. As soluções incluem:

  1. Atendimento a lojistas e franqueados;
  2. Atendimento a parceiros de marketplace e entregadores;
  3. Central de vendas delivery;
  4. Atendimento ao consumidor institucional e delivery;
  5. Monitoramento do fluxo de pedidos;
  6. Monitoramento de disponibilidade de produtos e lojas;
  7. Desenvolvimento de soluções de delivery, como aplicativos e marketplaces;
  8. Gestão de logística, de forma a otimizar o deslocamento de entregadores.

Para saber mais sobre as soluções de delivery da Voxline, clique aqui.

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