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Colocar o cliente no centro das ações é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, de todos os portes e setores de atividade. Em Health, a estratégia de garantir atenção total ao paciente é ainda mais importante. Afinal, um atendimento ágil salva vidas, em caso de emergência e garante longevidade com saúde, quando focado na prevenção.

Na base de um relacionamento centrado no consumidor está a transformação digital. Utilizar tecnologias inovadoras e ferramentas de conectividade, em apoio ao trabalho de profissionais qualificados para proporcionar o melhor atendimento, representa um diferencial competitivo importante.

Conheça agora os principais benefícios da digitalização para o setor.

3 vantagens da saúde digital para os pacientes

Do ponto de vista das pessoas que utilizam os serviços, a qualidade da interação com as empresas de Health tende a melhorar exponencialmente. Esta é uma forte tendência global, como aponta um levantamento global realizado pela consultoria Deloitte, que lembra que esta é uma estratégia importante para lidar com as demandas dos 4 milhões de brasileiros que entraram para o sistema de saúde suplementar nos três anos entre 2020 e 2023. Confira os principais benefícios:

1. Melhora da rotina de cuidados: Com o uso de aplicativos e sites para agendar consultas e exames, o acesso fica simplificado. Pelas plataformas digitais, é possível receber resultados e laudos de laboratórios, por exemplo. Ou mesmo programar o smartphone para avisar quando é preciso tomar um medicamento.

2. Acesso a atendimento remoto qualificado: A telemedicina chegou para ficar. Com ela, uma parte importante dos atendimentos pode ser realizada a distância. A novidade também reduz o acesso a instalações físicas, com a vantagem de diminuir filas para quem precisa do atendimento presencial – e reduzir os riscos de contrair doenças no ambiente hospitalar.

3. Suporte com monitoramento em tempo real: Para portadores de doenças crônicas, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) podem monitorar em tempo real, por exemplo, o bom funcionamento de um aparelho marca-passo. Esta tecnologia ainda não ganhou escala no setor, mas tende a se destacar nos próximos anos, na medida que as empresas investem em inovação.

3 vantagens da saúde digital para os profissionais da área

Um dos maiores desafios que as equipes médicas enfrentam é acessar dados de forma ágil, confiável e que respeite o sigilo dos pacientes – utilizando prontuários eletrônicos e práticas de governança que garantam que apenas os profissionais envolvidos com cada caso possam ler as informações. Este é um dos ganhos proporcionados pela conectividade.

1. Apoio para alcançar diagnósticos mais precisos: Laboratórios de análises clínicas já utilizam Inteligência Artificial (IA) para entregar laudos mais detalhados para exames de alta complexidade. Dessa forma, os médicos passam a receber insights importantes e sugestões para apoiar a tomada de decisão.

2. Ganho de eficiência em processos internos: O compartilhamento de fichas de pacientes entre diferentes áreas de um hospital, com atualização rápida de mudanças no quadro clínico, fica facilitada quando sistemas internos em nuvem substituem as antigas pastas de papel que precisavam ser preenchidas e complementadas manualmente.

3. Avanço nas condições de trabalho em equipe: Quando os profissionais da área conseguem compartilhar informações e avaliações com colegas de outras especialidades, eles passam a atuar com foco na saúde do paciente como um todo, o que aumenta as chances de alcançar desfechos clínicos favoráveis.

3 vantagens da saúde digital para as empresas do setor

Além dos processos internos de gestão que podem ser beneficiados pela digitalização, a gestão do relacionamento com os clientes também é beneficiada pela conectividade.

1. Aumento da eficiência no gerenciamento: Com ferramentas de Gestão de Processos de Negócios (BPM, na sigla em inglês), é possível otimizar os fluxos de trabalho, ganhando capacidade de integrar ações, liberando as equipes da realização de tarefas manuais e melhorando o compliance – já que os dados compartilhados internamente são rastreáveis.

2. Otimização de custos: Num cenário de aumento da procura pelas organizações que compõem o ecossistema de saúde, a sustentabilidade financeira representa um risco para as empresas. Ao digitalizar processos e conectar equipes de forma mais eficiente, elas se tornam capazes de entregar resultados melhores para os pacientes.

3. Melhora na qualidade do atendimento: O acesso dos pacientes a aplicativos, sites e canais de relacionamento omnichannel tende a aumentar o grau de satisfação do cliente de forma significativa, já que ele passa a contar com uma variedade maior de pontos de contato com os prestadores de serviços em saúde.

4 ferramentas que levam a transformação digital ao atendimento aos pacientes

De acordo com um estudo da consultoria EY, quase nove em cada dez médicos (ou 88%) veem potencial no atendimento virtual ou remoto para melhorar os cuidados com os clientes. Eles entendem que opções virtuais mais eficazes de triagem dos pacientes, além da adoção de cuidados primários também à distância, podem ajudar a reduzir a elevada carga horária dos profissionais, melhorando a qualidade do relacionamento.

Para avançar na digitalização do atendimento aos clientes de Health, é importante implementar algumas ferramentas de acesso, como, por exemplo:

1. Chat online no site oficial da empresa.

2. Chatbots.

3. Assistentes virtuais inteligentes.

4. Aplicativo com agendamento online e acesso a consultas e exames.

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Especialista no segmento Health, com mais de 20 anos de atuação em operações customizadas de atendimento ao consumidor, a Voxline está bem posicionada para ajudar as empresas a darem o salto necessário na digitalização do contato com os clientes.

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