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As empresas que compõem o ecossistema de saúde no Brasil seguem encarando dificuldades financeiras importantes. O ano de 2023 foi desafiador, com o ambiente de negociação de preços entre prestadores de serviços e operadoras de saúde ainda pressionado – como previu, com acerto, o estudo “Setor de Saúde no Brasil – Perspectiva 2023 da Fitch Ratings”.

Da maneira como se esperava, as companhias encontraram dificuldade para recuperar suas margens operacionais, ainda que a demanda continue elevada – a recuperação da economia no período pós-pandemia tem levado o setor privado a ganhar novos clientes. A sinistralidade se mantém significativa, próxima de 90%, o que faz permanecer a necessidade de realizar reajustes altos nos preços dos serviços.

Por outro lado, tendências aceleradas desde 2020 abrem novas perspectivas para o setor, que vem se reinventando nos últimos anos. Em termos globais, na perspectiva de um trabalho da Global Market Insights, o mercado de Digital Health deve alcançar receitas superiores a US$ 370 bilhões em 2024. Em 2015, eram US$ 51 bilhões anuais.

Inovações Transformadoras: 4 Soluções

Algumas soluções devem transformar o cuidado com a saúde das pessoas, ao passo que vão fortalecer os players. Quatro, em especial, se destacam.

1. Telemedicina

Autorizada em caráter emergencial durante a crise sanitária, a prática está consolidada entre as empresas. Ela apoia os pacientes que passam a contar com acesso a especialidades médicas que muitas vezes não estão disponíveis nas cidades onde moram. Além disso, impulsiona o setor, que reduz custos operacionais, entregando um atendimento mais completo e qualificado.

2. Inteligência Artificial

Ela já apoia os laboratórios, agilizando a análise de exames de imagem e sugerindo aos profissionais possíveis situações de maior risco. Dentro das organizações, também melhora a leitura de dados dos pacientes e a própria gestão corporativa, com ferramentas que automatizam processos de diferentes áreas, desde Recursos Humanos até o atendimento ao cliente.

3. Soluções integradas

Redes verticalizadas, que oferecem serviços que vão de consultas a cirurgias, são uma tendência, já que facilitam o acompanhamento de toda a jornada dos pacientes. Agilizam o cuidado preventivo, especialmente para doenças crônicas, e diminuem de forma expressiva a redundância em consultas e exames que já foram realizados recentemente.

4. Foco na saúde mental

Na medida em que o foco das pessoas no bem-estar, de forma completa e integrada se mantém em alta, o atendimento direcionado à saúde mental precisa estar no centro das atenções das empresas do setor. Elas têm reagido de forma positiva, oferecendo consultas a psicólogos, psiquiatras e terapeutas, com objetivo de fortalecer um relacionamento mais humano e personalizado.

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Diante de tantas novas demandas, contar com um parceiro com 20 anos de experiência em atendimento pode fazer toda a diferença. É o caso da Voxline, que tem know-how para implementar um relacionamento humano, baseado em conhecimento técnico e uso de tecnologia para os clientes de seus clientes, com todo o cuidado e rigor que os pacientes exigem.

Com a Voxline, as empresas do setor podem capacitar o atendimento por telemedicina, o apoio do diagnóstico precoce para doenças raras ou genéticas e a gestão de doentes crônicos, com o suporte e a atuação de uma equipe multidisciplinar. Sempre com soluções personalizadas, desenhadas de acordo com as necessidades de cada negócio.

As organizações podem oferecer também agendamento de consulta, de forma automatizada. Tudo isso contando com atendimento humano e virtual, em voz e texto, em uma plataforma omnichannel que garante a continuidade em qualquer canal de preferência dos clientes.

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