Fast food, comida brasileira, lanches, pizzas e carnes. Estas são as categorias de alimentos prontos mais consumidas pelos brasileiros que utilizam o serviço de delivery, conforme uma pesquisa realizada recentemente pela Ticket. O estudo aponta ainda que 40% das pessoas usam a entrega com regularidade e, destes, 11% fazem de um a dois pedidos por semana. Entre os consumidores da Geração Z, com idades entre 15 e 28 anos, esse percentual aumenta para 51%.
A prática ganhou escala nos últimos anos e passou a fazer parte da rotina da população, a ponto de impulsionar, inclusive, novos hábitos: segundo uma análise da consultoria Kantar, o mercado de delivery é o principal responsável pelo crescimento do consumo fora de casa. Contribui com maior número de unidades (+12%), frequência (41 vezes no semestre) e tíquete médio (R$ 46,80). Sinal de que as entregas também atendem a momentos fora do lar – em escritórios, por exemplo.
Acompanhando este movimento, os marketplaces têm se movimentado de forma intensa, até mesmo com a chegada de novos players de grande porte: enquanto o iFood formaliza uma parceria para operar em conjunto com a Uber, a maior empresa da área na China, a Meituan, começa a operar no Brasil. Por sua vez, 99Food e Rappi anunciam o lançamento de programas que pretendem reduzir taxas e facilitar a rentabilidade e o ganho de escala dos restaurantes, principalmente os de menor porte.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery já responde por até 30% do faturamento dos estabelecimentos que utilizam o serviço. Ainda assim, em 2025, 29% dos empreendimentos que ofereciam entrega abandonaram a prática. A principal razão apontada por eles foi a inviabilidade financeira. Atualmente, 71% dos restaurantes do país disponibilizam o serviço, um percentual que já foi de 78% em 2022.
Desafios do serviço de delivery e como superá-los com eficiência
Como um empreendedor pode melhorar a qualidade dos serviços de entrega e se diferenciar nesta prática que segue em alta, mas tem muito espaço para evoluir? Confira agora três desafios e indicações de caminhos para encará-los.
1. Ajustar o espaço da loja
Depois da recuperação gradual dos atendimentos físicos dos últimos anos, o cenário se tornou híbrido: é preciso conciliar a entrega com a qualidade do relacionamento no balcão. Para isso, é importante analisar as rotinas internas da cozinha e, se for o caso, mudar a disposição dos equipamentos ou as dinâmicas dos profissionais. Serviços inteligentes de geolocalização, que dialogam com a lista de pedidos, podem ajudar neste processo.
2. Aumentar a eficiência das entregas
Ao longo da jornada de um restaurante e, em especial, nos momentos de picos de demanda, é desafiador garantir o melhor fluxo, de forma que as rotas sejam inteligentes, com menos custos e maior satisfação dos consumidores, que, muitas vezes, têm horários limites para se alimentar, sobretudo quando estão no trabalho. A tecnologia e a conectividade podem ser aliadas importantes para superar este desafio estratégico.
3. Fortalecer o atendimento
Na base de todos esses processos está o relacionamento com os clientes, que passa a se tornar ainda mais estratégico quando o delivery é utilizado para ganhar escala e alcançar novas bases de compradores. Receber e gerenciar os pedidos por diferentes canais, incluindo telefone, WhatsApp, site e marketplace, é desafiador, assim como lidar com reclamações e questionamentos em redes sociais. Neste momento, contar com um parceiro especializado pode fazer toda a diferença.
Tecnologia e inovação no serviço de delivery: o papel da Vox
A Vox surgiu em 2001, com o objetivo de revolucionar o delivery nacional. Desde então, desenvolveu um ecossistema completo para entregas e se tornou a maior operadora do setor no Brasil, com soluções customizadas para mais de 40 clientes, dos mais variados cardápios e perfis de atuação, com ações direcionadas aos principais marketplaces.
Desta forma, age para proporcionar crescimento com desenvolvimento sustentável, e atualizado com as principais tendências em processos, pessoas e tecnologias. As mudanças atuais pelas quais o mercado vem passando são acompanhadas de perto, tal como a entrega de uma jornada completa de atendimento, do primeiro contato ao pós-venda, utilizando ferramentas de IA capazes de melhorar a qualidade do relacionamento e gerar insights que contribuem para a evolução dos negócios.
Além disso, o serviço de inteligência logística da Vox proporciona melhores resultados para as lojas, que conseguem entregar mais rápido e com maior eficiência, de forma que os entregadores também são beneficiados com orientações atualizadas de caminhos e suporte ágil em casos de dificuldades. Para toda a jornada de interação, a Vox atua de forma a proporcionar a melhor experiência do consumidor, utilizando diferentes canais de contato, apoiando o help desk e controlando a fila de ocorrências e reclamações.
A tradição se une à inovação para gerar escala: na Vox, em 2024, foram mais de 2.500 lojas atendidas e acima de 3,5 milhões de clientes atendidos através de diversos canais de contato, com 30 milhões de pedidos monitorados.
Saiba mais sobre o delivery por WhatsApp da Vox clicando aqui.

