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Para cada 10 interações com os clientes de uma empresa, oito, em média podem ser solucionadas com uso da Inteligência Artificial (IA). Isso porque, em boa parte dos casos, as dúvidas e reclamações são parecidas e podem ser categorizadas – o algoritmo consegue aprender a oferecer as respostas mais precisas e completas.

Nesse caso, os especialistas humanos podem se dedicar aos casos mais delicados, aqueles que demando soluções inovadoras e criativas. Os consumidores entendem essa tendência. De acordo com o instituto de pesquisas QualiBest, os clientes preferem chat e WhatsApp quando precisam entrar em contato com o serviço de atendimento das empresas. Depois vem os e-mails, e só no quarto lugar vêm os telefonemas.

Esse é um exemplo claro das vantagens do atendimento utilizando IA. Existem muitas outras. Conheça agora os seis principais benefícios de implementar canais de relacionamento com clientes utilizando o apoio da tecnologia.

Disponibilidade 24 horas: O novo consumidor que surgiu nos últimos anos é mais exigente do que nunca. Ele espera respostas fora do horário comercial, a qualquer hora do dia ou da noite. Com ferramentas automatizadas, é possível atender a uma parcela expressiva dos casos, de forma a fortalecer a relação com os clientes.

Alta capacidade de aprendizado: Algoritmos aprendem com base nos dados que recebem. Na medida em que são mais utilizados, seu desempenho tende a melhorar e a se tornar personalizado de acordo com o perfil dos clientes de cada empresa. Ou seja: o investimento se transforma numa melhoria exponencial da capacidade de atendimento, adaptando inclusive a linguagem utilizada em cada região.

Respostas padronizadas e precisas: O aprendizado da IA está diretamente ligado à capacidade de responder de forma não apenas correta, mas seguindo um padrão de atendimento único, o que melhora a capacidade de relacionamento com os clientes. Afinal, um chatbot sempre vai responder a perguntas semelhantes seguindo um mesmo padrão.

Redução significativa nos custos: Manter equipes com atendentes humanos, 24 horas por dia, sete dias por semana, custa caro, ainda mais em situações em que a empresas atuam com demandas que oscilam de acordo com a época do ano. Com a IA, é possível ampliar a capacidade de atendimento, de forma escalável e ajustável.

Atendimentos simultâneos em diferentes canais: Respostas padronizadas e escaláveis podem também ser levadas aos mais variados ambientes de relacionamento, independentemente do canal utilizado. Adaptar a linguagem é mais fácil quando se utiliza IA, porque o aprendizado se multiplica para diferentes cenários, sem perder a padronização da linguagem.

Potencial para melhorar o atendimento: É possível gerar, de forma automatizada, insights a partir dos dados gerados pela interação dos clientes com suas empresas. Devidamente analisadas, essas informações permitem apoiar a implementação de soluções inovadoras, altamente conectadas às demandas da base de consumidores, os atuais e os potenciais.

Agente virtual
Focada em construir relacionamentos que geram resultados por meio de soluções eficientes e inovadoras, a Voxline desenvolveu seu próprio agente virtual, o AVVI. Ele foi desenvolvido para conversar em linguagem natural, produzindo resultados de fácil compreensão sem a necessidade da interação humana em nenhum ponto do processo, proporcionando uma comunicação rápida e eficiente, com um custo médio até oito vezes menor.

Disponibilidade 24 horas por dia, sete dia por semana. Alta capacidade de aprendizado, respostas padronizadas e precisa, com atendimentos simultâneos em diferentes canais. Para conhecer as soluções da Voxline, clique aqui.

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