A cadeia de empresas que produz alimentos no Brasil gera 2 milhões de empregos diretos e mais 8 milhões de empregos indiretos. É mais do que toda a população de Pernambuco, e pouco menos do que a quantidade total de moradores do Rio Grande do Sul.
Logo, é um setor dos mais relevantes para o país, em seu papel de proporcionar segurança alimentar, mas também em sua capacidade de movimentar a economia e mobilizar outras cadeias produtivas: das 273 milhões de toneladas de comida produzidas, 26% são exportadas. Além disso, as empresas desse ramo de atuação adquirem 67,4% da produção da agricultura familiar brasileira, que assim se vê fortalecida, especialmente no interior do país.
Foi neste contexto que, recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) anunciou um esforço para realizar investimentos da ordem de R$ 120 bilhões, entre 2024 e 2026, na direção da construção de novas fábricas, ampliação de plantas já em operação, e pesquisa de desenvolvimento e inovação.
Este aporte favorece diretamente as empresas de Food Service, que são parte vital do dia a dia e da economia brasileira e alcançam uma série de atividades relacionadas a refeições produzidas fora de casa, muitas vezes, adquiridas para consumo em família, via delivery. É uma área que gera vagas das mais variadas, de garçons a gerentes, de vendedores a bartenders, de chapeiros a entregadores. E coloca na mesa dos brasileiros os produtos do agronegócio.
Indústria tecnológica e criativa
Desta forma, apoiado por uma indústria pujante e parceiros qualificados, o setor de Food avança com soluções tecnológicas e serviços customizados e criativos, já que a gastronomia é um dos principais motores da economia criativa nacional, como aponta o levantamento mais recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O estudo aponta que a indústria criativa segue em expansão: saiu de 2,09% de participação do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) em 2004 para 3,20% em 2021 e 3,59% em 2023. Como aponta o trabalho, que identifica os chefs como uma atividade importante para a produção cultural do país, em 2023 as ocupações de gastronomia corresponderam a mais da metade dos vínculos formais da área cultural (51,1%), com crescimento expressivo de 14,4% em relação a 2022.
É assim, combinando criatividade, inovação e práticas alinhadas com as necessidades dos consumidores, que o setor de Food Service vem avançando. E a qualidade do atendimento ao cliente se mostra crucial neste cenário.
Relacionamento qualificado
A indústria de alimentos vem evoluindo na direção de atender ao apelo pela segurança alimentar: de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2023, existem no mundo atualmente por volta de 750 milhões de pessoas desnutridas, e cerca de 2,33 bilhões enfrentam dificuldade moderada ou grave para acessar alimentos.
O setor de Food Services acompanha essa busca pela melhor entrega, mais eficiente e sustentável. E o faz apoiada pela capacidade de manter relacionamentos de alta qualidade com seus consumidores, estejam eles no ambiente físico da loja ou no espaço dos sites e aplicativos. Com soluções inovadoras, que agregam o melhor do atendimento humanizado com a eficiência da tecnologia, estas companhias entregam alimentos diariamente, com qualidade e apoiadas por relações de longo prazo estabelecidas entre marcas e pessoas.
Neste contexto, contar com um parceiro especializado em construir conexões entre marcas e consumidores pode contribuir de maneira decisiva. É essa a proposta da Vox, que há mais de 20 anos atua como especialista em atendimento e surgiu precisamente para atender às demandas do setor e, desde então, vem acompanhando todas as profundas mudanças pelas quais o mercado de alimentação vem passando.
Vox é líder em atendimento
Neste momento em que o setor de Food se mantém aquecido e impulsionado por uma série de transformações nos hábitos dos consumidores e na dinâmica das empresas de delivery, a Vox se mantém como líder em atendimento para as empresas que atuam neste ramo.
Trata-se do maior sistema de foodtech do Brasil, com milhões de pedidos por ano controlados pela Vox, que desenha e implementa soluções que resultam numa jornada completa de atendimento, vendas e suporte, em múltiplos canais digitais.
Com o apoio da empresa, o setor conta com atendimento a lojistas e franqueados, parceiros de marketplace e entregadores, além de monitoramento do fluxo de pedidos e de disponibilidade de produtos e lojas. O desenvolvimento de soluções de delivery cobre os mais variados aspectos, incluindo aplicativos especializados, marketplaces próprios e atenção à logística.
Os resultados podem ser medidos: com o apoio da Vox, em apenas dois anos, o atendimento de uma rede de fast food alcançou a melhoria em uma série de resultados: 75% de aumento no volume de atendimentos nos horários de maior fluxo, 71% a mais em reversão de vendas e crescimento do tíquete médio em 26%.
Clique para saber mais sobre as soluções da Vox para o setor de Food.