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Ao longo da última década, o setor de saúde parecia perto de se transformar radicalmente. O uso de novas tecnologias, incluindo desde impressoras 3D para produzir próteses até a Inteligência Artificial aplicada ao diagnóstico, já estava disponível, assim como as salas de reunião virtuais já podiam ser adaptadas para a realização de teleconsultas. Mas foi preciso que uma pandemia de proporções globais atingisse a humanidade para a revolução finalmente começar.

Segundo os players do setor ouvidos para o levantamento “Prespectivas globais do setor de saúde 2022”, realizado pela consultoria Deloitte, o atendimento em saúde nunca mais será o mesmo, em resultado da reação à crise sanitária, somada aos avanços exponenciais na ciência médica, à explosão de tecnologias digitais disponíveis e ao movimento a favor da prevenção.

O levantamento aponta que as principais tendências para os próximos anos incluem a busca por equidade na saúde, o cuidado com a saúde mental, os avanços em nanomedicina, genômica e microbiometria e a transformação digital.

Grandes mudanças

Como todas essas macro tendências se traduzem em benefícios diretos para as empresas do setor, os profissionais de saúde e os pacientes? O Instituto Brasileiro de Ciências Médicas (IBCMED) elaborou um estudo sobre o tema. Conclui-se que as principais mudanças, que estão acontecendo neste momento, são quatro.

1. Novo comportamento digital dos pacientes: Se mesmo antes da pandemia as pessoas já consultavam a internet em busca de informações sobre sua própria saúde, agora, com o uso da conectividade para trabalhar, estudar e interagir, a telemedicina se tornou um caminho natural. Ela é capaz de esclarecer uma série de dúvidas gerais, além de ser ideal para as consultas de acompanhamento.

2. Marketing digital para médicos: Além de utilizar a conectividade para o contato com os pacientes, os profissionais de saúde podem utilizar as redes sociais para produzir conteúdos educativos, com foco em bem-estar e prevenção, e eventualmente tirando dúvidas sobre doenças específicas.

3. Monitoramento de dados dos pacientes: No momento em que as empresas do setor adotarem a ultraconectividade do 5G com o uso de Internet das Coisas (IoT), a dinâmica de acompanhamento da evolução das necessidades dos clientes e pacientes será transformada em definitivo.

4. Prática de exames a distância: É inevitável que a coleta de exames, especialmente de imagem, continue acontecendo em laboratórios. Mas a forma de analisar as informações tende a se transformar. Especialistas de diferentes locais do planeta, atuando em conjunto, podem analisar os exames em tempo real, a distância, e assim entregar aos pacientes a melhor análise possível.

SAC 4.0

Diante desse cenário de transformação, o atendimento em healthcare também mudou. Ele exige conhecimento técnico e uso intensivo de soluções de conectividade para alcançar um novo padrão, marcado pelos relacionamentos mais pessoais e direcionados. A Voxline está preparada para implementar e gerenciar novos projetos com altos índices de sucesso – os indicadores de satisfação entre os consumidores da empresa estão acima de 97%.

Aplicado ao atendimento em saúde, o conceito de SAC 4.0 da Voxline permite atender medicina preventiva e curativa. Já é utilizado para o atendimento dos maiores programas de relacionamento da indústria farmacêutica do Brasil e da América Latina, com soluções específicas e de alto grau de personalização, que incluem programas de acesso e adesão ao tratamento, apoio do diagnóstico precoce para doenças raras ou genéticas, gerenciamento de doentes crônicos, treinamento para profissionais da saúde e eventos para lançamentos de novos produtos e programas.

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