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Entregar mais e com qualidade, ao menor preço possível, a fim de criar uma clientela fiel. Este é o objetivo primordial de todo restaurante ou lanchonete que decide utilizar o delivery como ferramenta estratégica para alcançar novos consumidores ou abrir o leque de opções para os clientes usuais, mas que atuam, por exemplo, parcialmente em home office e podem precisar dos serviços a distância.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizou um levantamento que coloca essa demanda em números: em respostas múltiplas, 78% dos restaurantes utilizam o WhatsApp, 41% recebem pedidos por telefone e 39% investem em aplicativos ou sites próprios. O que significa que os canais são diversificados, com o objetivo de atender à maior combinação possível de públicos, segundo suas demandas. 

Nas vendas, os marketplaces ainda correspondem por 54% do faturamento, seguido pelo WhatsApp (26%), por aplicativo ou site próprio do estabelecimento (12%) e por pedidos feitos por telefone (8%). 

A popularização dos canais digitais tem impulsionado o uso de Inteligência Artificial (IA). Em 2025, 38% dos estabelecimentos já utilizam algum nível de automação: 21% combinam bots com atendimento humano, enquanto 17% operam exclusivamente com IA. 

Na medida em que a entrega de alimentos se torna cada dia mais dinâmica, com a entrada de novos players e a continuidade da mudança de hábitos dos consumidores, este cenário se torna ainda mais rico e promissor para as empresas do setor, tão pressionadas a se reinventar nos últimos anos e que agora podem olhar de frente para as oportunidades que o futuro proporciona.

O delivery pode fortalecer relacionamentos

Os canais de entrega são estratégicos para a economia e seguem em crescimento acelerado: ainda de acordo com a Abrasel, o momento é o mais promissor desde o fim da pandemia, tanto em termos de faturamento quanto de resiliência financeira: em agosto de 2025, 43% dos estabelecimentos alcançaram lucro e 40% mantiveram estabilidade.

O fortalecimento do setor é amparado por uma série de práticas que pode apoiar as empresas a seguir crescendo, com base na utilização do delivery para viabilizar a construção de relacionamentos. 

Com tecnologia aplicada às interações, é possível criar uma rotina de atendimento que vai além do passivo: permite também sugerir opções, conforme o dia, o horário e os pedidos de preferência de cada perfil de consumidor. E assim surpreender as pessoas no trabalho ou em família, com propostas e até mesmo promoções capazes de fortalecer o vínculo no longo prazo.

Um dos caminhos mais produtivos é explorar ao máximo os canais de vendas digitais e valorizar o pós-venda, especialmente para os clientes que entraram em contato com a marca recentemente. Investir na atenção a estes consumidores, com ações dedicadas de comunicação e incentivos ao retorno às vendas, podem gerar resultados efetivos, apoiados pelo uso eficiente do delivery sempre que o comprador precisar.

A conexão entre diferentes plataformas também é importante, já que cupons acessados por vias digitais conseguem ser transformados em compra para retirada em balcões físicos, em lojas de rua ou de shoppings. 

Assim se reforça a conexão, na medida em que o consumidor percebe que a marca está sempre a seu lado nas mais diferentes situações, com ações eficazes para atender à demanda de cada momento, seja um almoço apressado num dia de semana ou uma pizza em família no fim de semana.

O CanarIA da Vox conversa com seu cliente

O delivery está inserido na rotina das empresas, em especial em Food. Não é mais um diferencial de mercado, nem uma solução complementar ao presencial, está completamente integrado à rotina dos clientes, que um dia podem preferir a experiência presencial, mas no outro precisar da solução a distância, com o mesmo padrão de qualidade e agilidade. Sustentar a base de compradores neste cenário não é simples, mas é possível contar com o suporte de especialistas em atendimento e relacionamento entre marcas e pessoas.

A Vox surgiu em 2001 precisamente para atender às demandas deste setor. Desde então, seguiu apoiando companhias que são referência e líderes de mercado. São mais de 20 anos participando ativamente de cada novo momento das empresas, num processo contínuo de evolução de acordo com as profundas mudanças pelas quais a sociedade passou, em termos tecnológicos comportamentais e de mercado. 

Atualmente, a empresa entrega, por exemplo, soluções disruptivas em Inteligência Artificial (IA) como o CanarIA, baseado em venda conversacional no WhatsApp. Ele entende pedidos específicos, direciona as demandas para o restaurante e tem capacidade de finalizar a compra na própria conversa. 

Enquanto isso, o empreendedor foca naquilo que ele faz de melhor: produzir com qualidade e agilidade, já a Vox utiliza multicanais, que conciliam atendimento por meio de chatbots e URAs inteligentes e cognitivas, complementados pelos mais avançados sistemas de geoprocessamento, logística e tracking.

Saiba mais sobre o delivery por WhatsApp da Vox aqui.

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