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Com o aumento da conectividade e o acesso aos satélites, a geointeligência vem ganhando uma enorme importância para as empresas. Ela permite, por exemplo, uma loja de shopping mapear o fluxo de pessoas que passa diante de suas vitrines, identificando aquelas que estão apenas observando, ou caminhando na direção de outro local, dos consumidores em potencial.

Esse é apenas um exemplo do potencial do georreferenciamento, que permite entender, com um grau inédito de precisão, quem são e como se comportam os clientes.

Tendência phygital

Utilizar o georreferenciamento para ampliar a eficiência no delivery representa um enorme diferencial de mercado, especialmente desde 2020. De acordo com levantamentos realizados pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e o Instituto Food Service Brasil, o delivery respondia por 24% do faturamento de restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. Em 2022, chegou a 39%.

No caso das grandes redes varejistas, há anos elas avaliam a expansão de suas redes considerando a seleção de novos pontos com base no fluxo de possíveis clientes, e mesmo de cliente antigos que precisavam fazer deslocamentos longos para consumir – ao encontrar lojas em locais mais próximos, fortalecem a relação com as marcas.

Com a reabertura do comércio depois da pandemia, ficou claro que o modelo figital, que concilia atendimento digital e físico, vai permanecer como tendência. Segundo uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time em parceria com o Opinion Box, oito em cada dez consumidores já fazem compras ativas pelo celular.

Por outro lado, o relatório Shopper Story 2022 indica que 72% dos consumidores passam pela loja física antes de finalizar a compra online – o que significa que o contato com o produto permanece importante.

Sinal de que o atendimento presencial vai permanecer relevante, ainda que as lojas precisem conciliar o georreferenciamento com soluções omnichannel de atendimento aos consumidores, que demandam ser atendidos em qualquer lugar, a qualquer hora – os dois aspectos, a inteligência para o relacionamento nas lojas físicas e o melhor contato virtual, são atendidos pela Voxline.

Novo grau de eficiência

Com a parceria da Voxline, as empresas podem utilizar o mapeamento com geointeligência para levar um novo grau de eficiência aos negócios. Conseguem traçar o perfil populacional das regiões onde atuam, estudar novos mercados em potencial e avaliar as melhores rotas de delivery. Assim, levam eficiência à gestão do atendimento, de forma a alcançar mais clientes, com menos recursos, inclusive os gastos de combustível provocados pelos deslocamentos excessivos.

Além disso, a geointeligência pode ser aplicada para definir áreas de risco e cálculo de frete, de acordo com o raio selecionado pelo restaurante. A Voxline disponibiliza APIs nativas, que fazem o cálculo dessas áreas de acordo com grandes marketplaces de alimentação. Assim, o know-how da empresa permite aos clientes alcançar o sucesso tanto em canais próprios quanto externos.

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