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Seis em cada dez brasileiros utilizam delivery para comprar alimentos e refeições com frequência, segundo a pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agência Edelman para a PayPal. Acelerado pela fase de isolamento social provocada pela pandemia, o uso da compra online com entrega em domicílio se tornou padrão. Entre os entrevistados pelo levantamento, 44% consomem alimentos de restaurantes a distância uma vez por semana e 57,8% pretendem manter o costume.

O delivery chegou para ficar


O hábito, de fato, chegou para ficar. O estudo Taste of Tomorrow 2022, realizado pela multinacional Puratos, indicou que 82% dos consumidores da América Latina consideram fundamental que os restaurantes disponibilizem serviços de entrega e 48% gostariam que o serviço já estivesse automatizado. Entre os motivos para fazer pedidos, segundo o estudo da Edelman, estão não ter que cozinhar, economizar tempo, comer algo que não sabe fazer ou conhecer um novo alimento.

O delivery é, portanto, uma tendência inevitável para o setor de alimentação. Mas como garantir o melhor atendimento em todos os momentos? Ajustes no cardápio, de forma a evitar a entrega de pratos que podem perder consistência e textura no processo de entrega, são essenciais. Oferecer a melhor comunicação com os consumidores também – eles exigem soluções simples, com cardápios fáceis de consultar, em diferentes plataformas, e uma grande diversidade de opções para pagamento.

Mantenha a Equipe bem preparada

Manter equipes de entregadores bem preparados é outro fator importante. Toda essa dinâmica precisa funcionar ao longo de todos os períodos, o que agrega um desafio adicional: a enorme oscilação na demanda.

Planejamento com base em dados

Do ponto de vista dos clientes, não importa se é terça-feira, 19h ou sábado, 21h, o fundamental é que a jornada de escolha e entrega dos alimentos seja fluida, rápida e satisfatória. Mas dentro dos restaurantes é complexo gerenciar as entregas no melhor custo-benefício, levando em consideração as variações de acordo com o horário do dia, o dia da semana, o período do mês ou a época do ano.

Uma vantagem das novas tecnologias de atendimento a distância é que elas geram dados que podem ser analisados e utilizados para produzir insights para os negócios. No caso do delivery de refeições, é possível identificar padrões de comportamento dos consumidores para diferentes períodos em curto, médio e longo prazo. E assim, ajustar a capacidade de realizar interações com inteligência.

Com base em dados, a empresa consegue planejar não apenas a contratação de entregadores, como toda a manutenção de estoque, considerando o prazo de validade e as melhores condições de armazenamento e preparo de cada prato – identificando, inclusive, que opções do cardápio são mais procuradas de acordo com o dia da semana e o horário em que os pedidos são realizados.

Mas nenhum esforço será suficiente sem investir no atendimento ágil e eficiente ao consumidor. Uma experiência ruim em qualquer uma das etapas da jornada pode comprometer todo o trabalho.

Conte com a Voxline

 A Voxline é a melhor empresa do setor para contribuir com as empresas neste desafio. Com mais de 12 milhões de pedidos por ano, controlados por processos e tecnologia, a empresa conduz o maior sistema de foodtech do Brasil, que entrega a jornada completa de atendimento, vendas e suporte em múltiplos canais.

A companhia disponibiliza central de vendas delivery e contato com o consumidor aos lojistas e franqueados, aos parceiros de marketplace e entregadores. Também trabalha com desenvolvimento de soluções de entrega, monitoramento de disponibilidade de produtos e lojas e controle de fluxo de pedidos.

Assim, a Voxline disponibiliza a seus clientes soluções completas para as demandas do setor de alimentação, especialmente nos períodos de alta demanda. 

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