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Apenas um ano depois do surgimento do ChatGPT, em novembro de 2022, a Inteligência Artificial (IA) generativa já se tornou um dos aplicativos de adoção mais rápidos da história. Apenas cinco dias depois do lançamento da solução desenvolvida pela OpenAI, 1 milhão de pessoas haviam utilizado o serviço. O Instagram demorou dois meses e meio para alcançar o feito, seguido do Spotify que demorou cinco meses, YouTube, oito o Facebook, dez e a Netflix, três anos e meio.

Maturidade da tecnologia e sua aplicabilidade no atendimento ao cliente

A adesão entusiasmada comprovou o quanto o público em geral ansiava por receber uma solução de IA generativa de uso amigável e intuitivo. Mas qual é, de fato, o grau de maturidade da tecnologia neste momento? Quanto a IA generativa está pronta para aplicações no atendimento ao cliente?

Não há respostas simples para esta pergunta. As variações nas demandas, na linguagem, nas abreviações e nas gírias se somam ao desafio de manter a padronização da comunicação de cada empresa, cada uma com seu porte, sua área de atuação e seus perfis de clientes. Por outro lado, a capacidade de aprender com base nas interações anteriores faz com que a ferramenta tenha o potencial de incrementar de forma significativa a qualidade do relacionamento das marcas com seu público.

Transição em andamento: Desafios e amadurecimento da IA generativa

A facilidade com que a IA generativa entrega respostas para os usuários ajudou a fazer a fama da plataforma. Mas a verdade é que a tecnologia ainda precisa amadurecer. Com base na interação com os clientes e no refinamento das soluções entregues, será possível implementar soluções mais precisas, confiáveis e alinhadas com as demandas das organizações e de seus clientes.

Para que sejam eficientes e seguras, as soluções de IA generativa precisam estar ancoradas em uma proposta consistente, que conte com backups, planos de segurança, testes para combater ataques cibernéticos e criptografia de ponta a ponta, que garante a privacidade ao longo da interação entre humanos e máquinas e capacidade de implementar serviços ágeis e que proponham insights a partir das informações geradas.

Os processos precisam ainda seguir fluxos personalizados de acordo com as demandas das organizações e de seus clientes. Os dados produzidos podem, e devem, embasar relatórios sobre    a eficiência e a evolução do desenvolvimento dos projetos, melhorando a previsibilidade e a capacidade de antecipar e evitar problemas.

Quando todos esses cuidados são tomados, a incorporação da IA generativa pode proporcionar uma série de benefícios ao atendimento, com eficiência nas respostas e capacidade de gerar insights válidos para os negócios.

Apoio ao novo momento

Esta tendência de futuro permanece no radar da Voxline, uma empresa líder em atendimento ao consumidor, com mais de 40 clientes, mais de 20 anos de experiência e dedicada a monitorar tendências e oferecer as melhores soluções, ampliando o uso dos canais usando IA de forma segura.

A Voxline mantém um hub de inovação digital, dedicado às soluções em consultoria digital e Customer Success, oferecendo os serviços ideais para que as empresas integrem ferramentas e tenham as automações necessárias. Também disponibiliza uma Célula de Inteligência Analítica que atende uma das maiores redes de Fast Food do Brasil, além da ferramenta de geointeligência.

Com base na observação criteriosa do mercado, a Voxline trabalha no desenvolvimento de soluções para aplicar a IA generativa de forma a melhorar a experiência das empresas no relacionamento com seus clientes.

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