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Não é possível alcançar sucesso no longo prazo sem ouvir o consumidor para entender o que ele pensa de uma determinada marca, como se relaciona e o que acha da concorrência. Cada interação, ativa ou receptiva, pelos canais corporativos ou nas redes sociais, representa uma oportunidade importante, afinal, os contatos com os clientes podem apontar caminhos para melhorar a comunicação e o marketing, ou mesmo aprimorar produtos e serviços.

Mas manter uma escuta ativa e bem informada dos consumidores representa apenas um primeiro passo. É possível ir muito além, mapeando comportamentos e identificando mudanças de cenário. Pode antecipar novas tendências de consumo e se preparar para elas antes dos concorrentes e assim, sair na frente, ampliando a base de usuários e fortalecendo a reputação. Pois, no cenário dinâmico da atualidade, não há mais espaço para o antigo ditado: “em time que está ganhando não se mexe”.

Foco na coleta e na análise de dados

Independentemente do setor em que a empresa atua, a expressão em inglês “data driven” se tornou corriqueira precisamente porque ela representa uma mudança importante de mentalidade: reunir, analisar e extrair lições    

Para apoiar a consolidação de uma cultura corporativa com este foco, existem diferentes tecnologias capazes de contribuir para melhorar a capacidade de monitoramento de cenários. Com suporte de Inteligência Artificial e análise de Big Data, por exemplo, é possível acompanhar uma vasta gama de situações, incluindo:

  • Cenários macroeconômicos, globais e locais;
  • Informações da área de atuação;
  • Registros públicos, especialmente em redes sociais;
  • Pesquisas sobre expectativas das pessoas sobre o futuro;
  • Análises de novos mercados e possíveis clientes;
  • Estudos da concorrência, identificando pontos de melhoria;
  • Informações geradas pela interação via canais oficiais de atendimento.

Reunir constantemente dados a respeito de todos esses aspectos que envolvem os negócios é o primeiro passo. A ação seguinte se apoia na análise destas informações.

O terceiro passo, tão importante quanto os anteriores, é comunicar regularmente as conclusões, de maneira que diferentes setores e graus hierárquicos da organização atuem de forma alinhada.

Sete benefícios de antecipar tendências de consumo

Quando este trabalho é desenvolvido com rigor, beneficia-se de diferentes formas. Identificar a direção para a qual os usuários estão olhando é útil para:

  1. Ajustar produtos e serviços, ou mesmo desenvolver soluções inovadoras e inéditas;
  2. Mapear novos perfis de consumidores;
  3. Desenvolver ações de marketing ultra personalizadas;
  4. Melhorar a abordagem para vendas, com recomendações baseadas no comportamento do consumidor;
  5. Tornar os canais de comunicação mais efetivos, precisos e intuitivos;
  6. Habilitar novas estratégias de abordagem, com promoções focadas em produtos e serviços da preferência de cada cliente;
  7. Melhorar a abordagem considerando a sazonalidade, ou seja, a época do ano, o período do mês e o dia da semana mais adequados para realizar comunicações ativas.

Uma empresa que antecipa tendências é mais ágil

Naturalmente, ao longo do esforço necessário para atuar com base em dados, colocando o cliente no centro de todos os processos e trazendo o ramo de relacionamento para participar das tomadas de decisão, uma companhia se torna mais competitiva, de diferentes maneiras.

Em primeiro lugar, ela passa a agir em maior alinhamento com as necessidades e expectativas do mercado, dos compradores e até mesmo da sociedade em geral. Além disso, colocar o foco nos dados ajuda a identificar oportunidades de novos negócios – no cenário atual, os mercados surgem e ganham escala do dia para a noite, e participar dessas oportunidades pode colocá-la em um novo patamar competitivo.

E mais: o esforço em continuar monitorando tendências incentiva os colaboradores a se tornarem mais proativos e empoderados, capazes de influenciar os rumos da organização. Equipes mais satisfeitas são mais ágeis e focadas em crescer profissionalmente junto da companhia. Neste sentido, a atração e retenção de talentos fica facilitada.

Especialista em relacionamento

Como gerenciar tamanha complexidade, transformando o relacionamento com as pessoas em um diferencial competitivo e extraindo insights relevantes para os negócios a partir dos dados gerados por cada atendimento? Contar com um parceiro especializado nestas rotinas, com experiência reconhecida no mercado, pode se mostrar uma estratégia acertada.

A Voxline consolidou sua reputação ao longo de duas décadas de história. Maior operadora de soluções de delivery do Brasil, com trajetória focada em operações especializadas, customizadas e integradas com foco nos clientes das mais de 40 companhias que atende, a empresa se dedica a prover soluções eficientes e inovadoras, integrando pessoas, processos e tecnologia.

O portfólio inclui tratativas multicanais, monitoramento e mapeamento em redes sociais, central de relacionamento ativo e receptivo, incluindo canais bilíngues e trilíngues, com o suporte de profissionais especialistas dedicados, quando necessário.

Se posicionando, assim, como uma one stop shop, capaz de implementar e gerenciar um ecossistema completo de comunicação com os consumidores.

Com o suporte da Voxline, as empresas podem dar um salto na qualidade de seu atendimento, fortalecendo as relações e integrando esta área com setores estratégicos, que passam a contar com informações qualificadas a respeito das pessoas que interagem com a marca e consomem produtos e serviços.

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