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De cada 100 consumidores brasileiros, 71 fazem compras online todos os meses, com destaque, em respostas múltiplas, para roupas, calçados e acessórios (46%), comida por delivery (34%), remédios e produtos de saúde (28%) artigos para casa (28%) e cosméticos e perfumes (26%). O dado consta de um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

O alto índice de acessos mensais demonstra que o e-commerce já faz parte da rotina de boa parte da população urbana, e que esta é uma prática recorrente, não apenas ocasional. Uma parcela significativa dos entrevistados, 15%, chega a utilizar o serviço ao menos uma vez por semana.

No momento de escolher uma loja online, os critérios considerados mais importantes são frete grátis (56%), promoções e descontos (47%), preço baixo (47%), pronta entrega (30%), facilidade no pagamento (30%) e descrições detalhadas dos produtos (30%).

Momento de expansão

A boa experiência na jornada leva 92% das pessoas a optar pelo mesmo estabelecimento mais de uma vez. Por outro lado, um único feedback negativo em relação à entrega é suficiente para 58% das pessoas abandonarem uma determinada marca.

Ou seja: de tantos pontos cruciais para o sucesso das vendas online, inclusive do setor de Foodservice, mas também no varejo, a logística é um dos mais delicados, na medida em que o consumidor a percebe como fundamental para manter a relação de confiança com a empresa.

Em resposta a esta demanda, as companhias que gerenciam as cadeias de armazenamento e distribuição de bens seguem em expansão global: de acordo com a plataforma de dados Statista, o setor de logística foi avaliado em mais de € 9,4 trilhões em 2023 e a projeção é de que ultrapasse os € 14 trilhões até 2028. Atualmente, 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é aplicado em serviços de mobilidade de produtos, com perspectiva de saltar de US$ 11 trilhões em 2023 para US$ 14,62 trilhões ao fim desta década.

O crescimento dos serviços nesta área impulsiona a economia, e fortalece as cadeias de suprimentos e a capacidade de entregar mais e mais rápido. Para os demais setores, que utilizam os deslocamentos em suas atividades, o desafio é crescer com base neste momento favorável.

Foco na excelência

Existem diferentes formas de explorar o melhor das capacidades que o setor logístico proporciona. Uma delas é aproveitar ao máximo o potencial de rastrear deslocamentos e mapear hábitos, em tempo real, para definir as melhores rotas de entregas, com ganhos reais para todos os envolvidos, incluindo os entregadores, os clientes e o planeta, já que um transporte mais eficiente emite menos gases causadores de mudanças climáticas.

A comunicação com os compradores precisa ser proativa, especialmente em imprevistos, seja no preparo das entregas, seja ao longo do percurso. Incidentes são inevitáveis, podem gerar muita insatisfação com a experiência, mas a decisão de manter as pessoas informadas, com transparência, pode fazer toda a diferença para minimizar o mal-estar. Um bom atendimento pós-venda é especial neste contexto, assim como o monitoramento do humor nas redes sociais.

Fica claro, portanto, que o sucesso dos processos logísticos é resultado do trabalho de equipes bem treinadas e preparadas para conectar diferentes áreas da companhia. Neste sentido, também é possível e recomendável, contar com parceiros qualificados, capazes de conciliar diferentes áreas com foco no melhor desempenho das entregas, todos os dias.

Apoio com eficiência

Com mais de 20 anos de trajetória e mais de 40 clientes, a Vox é especialista em atendimento e a maior operadora de delivery do Brasil. Está, portanto, habilitada para contribuir com todas as dinâmicas envolvidas nos processos logísticos.

O ecossistema de serviços de inteligência de entregas desenvolvido pela empresa envolve monitoramento de pedidos em tempo real, controle de alocação e suporte aos entregadores, além de recursos de prevenção a fraudes e apoio para solucionar disputas e, se for o caso, fazer reembolsos.

Para que os negócios estejam no lugar certo, com a maior agilidade, o serviço de geointeligência permite explorar todo o potencial da região de atuação e mapear os principais polos geradores de fluxos que podem contribuir com a performance.

Assim, fica possível entender onde os clientes estão e, ao longo do período de atendimento, traçar as rotas eficazes para atender a cada um deles com excelência, com base em dados sólidos e confiáveis. A ferramenta permite ainda mapear concorrentes, analisar o potencial de mercado e medir o desempenho dos pontos de venda próximos.

Além disso, com a Vox, a Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada para impulsionar demandas, como a triagem de pedidos, com escalabilidade progressiva. Aliás, a tecnologia é aplicada pela empresa em qualquer etapa da jornada do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. Desta forma, os empreendedores podem focar no core business.

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