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É comum pensarmos que tecnologia e atendimento humanizado são termos excludentes, mas a verdade é que os avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios para melhorar a experiência do cliente, inclusive no setor de saúde. E isso pode ocorrer de várias maneiras. 

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que queremos dizer quando falamos em atendimento humanizado na saúde. Trata-se de um olhar atento e cuidadoso para o paciente, que respeite a sua condição e crie um elo de confiança e acolhimento, com equilíbrio entre o tratamento técnico e o relacionamento construído. 

Neste artigo, vamos ver como a tecnologia pode colaborar para a implantação desse atendimento humanizado tão essencial na saúde. Acompanhe! 

Benefícios do atendimento humanizado 

Como mencionamos acima, no tratamento humanizado, o paciente é sempre percebido e tratado como indivíduo, uma pessoa com personalidade e necessidades particulares. O profissional de saúde, que pode ser o médico ou outro profissional da área, deve estabelecer um diálogo com esse paciente em todos os pontos de contato, desde o momento da investigação sobre a doença até a prescrição e aplicação do tratamento ou procedimento. 

Em resumo, entende-se que há atendimento humanizado quando: 

  • o tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral; 
  • o cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante; 
  • existe uma escuta atenta, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas. 
  • há respeito a intimidade e as diferenças; 
  • o atendimento transmite confiança, segurança e apoio. 

Uso da tecnologia no atendimento humanizado 

A tecnologia é capaz de automatizar processos, trabalhar novos modelos de gestão e implantar uma cultura de inovação, além de garantir mais agilidade no atendimento e mais segurança para profissionais e público.  

Um exemplo de como a tecnologia pode contribuir para o setor de saúde é o uso da telemedicina que, de acordo com dados da Saúde Digital Brasil, permitiu que mais de 7,5 milhões de atendimentos fossem realizados entre 2020 e 2021. A novidade foi aprovada pelo público: um outro levantamento revelou que mais de 70% dos pacientes que passaram por consulta online consideram a experiência positiva. 

Mas, para além da telemedicina, como a tecnologia pode contribuir para a promoção da saúde e, especificamente, do atendimento humanizado? Separamos 5 formas. Confira! 

1. melhorar a experiência do usuário: o uso da tecnologia ajuda a fazer diagnósticos mais precisos e a entender a real necessidade de cada cliente, o que permite prover um serviço mais humano, personalizado e único; 

2. aumentar a eficiência do atendimento: a tecnologia possibilita prestar um atendimento mais efetivo, antevendo possíveis situações e impedindo que elas cheguem a acontecer; 

3. prover atendimento customizado: contar com um sistema que não apenas armazene os dados dos clientes, mas gere relatórios que transformem esses dados em informações relevantes pode fazer toda a diferença. Dessa forma, é possível entender a condição específica daquele paciente; 

4. melhorar a performance do negócio: a tecnologia permite entender melhor o comportamento do usuário, o que não apenas melhora a experiência dele como agiliza a execução de tarefas e o aproveitamento de dados de relatórios de maneira muito mais objetiva e organizada. Isso significa reduzir custos com ações desnecessárias, aumentar a produtividade e melhorar a performance para o negócio. 

5. apostar no omnichannel: a empresa tem que estar onde o cliente está. Investir em uma comunicação omnichannel, na qual o usuário escolhe o canal de interação de sua preferência, gera comodidade e conveniência para o cliente e faz com que se ele se sinta mais informado e fortalecido, e o processo torna-se mais fácil e ágil. 

Assim, a tecnologia não é uma adversária do atendimento humanizado, mas um conjunto de ferramentas excepcionais que permite melhorar, ampliar e democratizar a humanização do atendimento. Nesse contexto, fica mais evidente a necessidade do preparo adequado de médicos e demais profissionais da área para lidar com avanços tecnológicos e científicos sem deixar de oferecer um atendimento humanizado a seus pacientes. 

Como a Voxline pode ajudar 

A Voxline conta com uma unidade de atendimento focada no ramo da saúde que, por meio de profissionais especializados da área da saúde, cria relacionamentos pessoais e informativos com os seus clientes 

A excelência dos serviços Voxline vem da absorção instantânea de novas tecnologias, da mais avançada gestão de recursos humanos e da capacidade única de domínio sobre o desenho, mapeamento e aplicação dos processos.  

Esses diferenciais permitem implementar novos processos rapidamente e levam a altos índices de sucesso. Os indicadores de satisfação entre os consumidores do Voxline estão acima de 97%, e a empresa tem um dos mais consistentes índices de resolução na primeira chamada do mercado, além de ter sido eleitos por duas décadas a melhor empresa de contact center da década pela publicação especializada Consumidor Moderno. 

Por meio do SAC 4.0, a Voxline transforma o atendimento da sua empresa em uma experiência única, com um contact center capaz de integrar toda a operação de relacionamento com clientes e parceiros, fornecendo tecnologia e suporte para decisões estratégicas por meio de um BI (Business Intelligence). 

Assim, vimos que a tecnologia é, na verdade, uma grande aliada do atendimento humanizado no setor de saúde. Pelo lado do paciente, ela permite ter acesso a informações mais precisas e completas, fazendo com que o profissional de saúde tenha mais condições de fazer um diagnóstico correto e prescrever o tratamento mais adequado. Além disso, elimina burocracias, o que reduz o tempo que o paciente levaria para ser atendido, além de melhorar a eficiência operacional da clínica ou do hospital. 

O uso da tecnologia na medicina traz muitos benefícios para os cidadãos, promovendo tanto inovações em tratamentos quanto uma maior democratização do acesso à saúde, como vimos no caso da telemedicina. Oferecer um atendimento humanizado em todos os pontos de contato permite acolher melhor o paciente e aumentar a sua satisfação geral. 

Sua empresa já usa tecnologia no atendimento aos pacientes? Deixe um comentário contando para nós a sua experiência! 

A Voxline tem diversas soluções tecnológicas para o seu negócio no segmento da Saúde. 

  • Telemedicina 
  • Logística reversa para medicamentos 
  • Gestão de pacientes crônicos 
  • Gerenciamento em farmacovigilância de nível I e II 
  • Atendimento humano 
  • Interações virtuais (Voz), canais de texto (Whatsapp), chat na página e App 
  • Assistentes Virtuais Inteligentes (Chatbot) – 
  • Gestão de dados com Power BI 
  • Mapeamento do seu negócio com Geo Inteligência 
  • Mapeamento de Mídias Sociais e Reclame Aqui 
  • Plataforma de treinamento digital 

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