X

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte da rotina das pessoas, mesmo que elas não percebam. A recomendação de produtos ou conteúdos de mídias sociais, a sugestão de rotas nos aplicativos de mobilidade, o uso de canais automáticos de interação nos sistemas de bancos, os chatbots que tiram dúvidas em sites de e-commerce. As empresas investem diariamente em soluções automatizadas que geram conforto para seus clientes, enquanto os governos também aceleram a implementação de políticas públicas baseadas na tecnologia, que tem um grande potencial de democratizar o acesso aos serviços.

Em outras palavras, não é mais possível prestar atendimento ao consumidor e ao cidadão, com a agilidade e a qualidade que eles esperam, sem estas ferramentas. Do primeiro contato à fidelização, a IA está inserida em todos os processos.

3 Estratégias eficientes

É possível impulsionar os negócios utilizando a tecnologia como instrumento estratégico para levar a experiência do cliente a outro nível. Este é um diferencial competitivo importante, que com o tempo deve se tornar pré-requisito para seguir atuando no mercado, com resultados de curto prazo e resiliência para o futuro.

Confira três maneiras de adotar a IA para aumentar a eficiência no atendimento e gerar maiores taxas de conversão de vendas.

1. Utilizar os chatbots a favor do cliente

Quando bem orientados e treinados, os sistemas de suporte automatizado se tornam uma solução fundamental para os consumidores, que valorizam a comodidade, a alta disponibilidade e as repostas claras e padronizadas. Aliás, com a evolução da capacidade de aprender com cada contato, a comunicação tem se tornado cada dia mais fluida. Mais recentemente, tornou-se possível também inserir interações de IA por voz, outro diferencial que o consumidor valoriza, desde que os casos mais complexos sejam repassados com agilidade para especialistas humanos qualificados para dar continuidade à comunicação.

2. Acessar o histórico de interações para melhorar o treinamento

A Inteligência Artificial tem a capacidade de produzir análises detalhadas e precisas com velocidade, a partir de grandes quantidades de dados. Este fator já é utilizado nas empresas para medir o desempenho dos atendentes humanos, comparar desfechos e estabelecer quais práticas são mais bem sucedidas. Desse modo, torna-se possível transformar a etapa de ambientação dos profissionais, que passam a contar com o suporte necessário para melhorar seus resultados. Mais do que isso, durante um atendimento, podem se apoiar na ferramenta para acessar informações técnicas atualizadas com maior agilidade.

3. Evitar tarefas repetitivas e aproveitar melhor o tempo

Todas essas novas possibilidades permitem que os gestores das equipes de atendimento e de vendas deixem de ocupar parte essencial do dia com tarefas repetitivas ou análises manuais do trabalho de seus subordinados. Agora eles podem, e devem, atuar de maneira mais criativa e estratégica, no desenho de novas abordagens personalizadas para diferentes perfis de clientes, que podem ser monitorados com uma facilidade e um nível de detalhamento antes inviáveis. Para o varejo, esse novo posicionamento abre espaço para os líderes planejarem e comunicarem melhor as ações previstas para as grandes datas comerciais, como Black Friday e Natal.

É assim que a Vox trabalha, com uma combinação de ferramentas de automatização que permite alcançar resultados muito mais expressivos.

Jornada completa com a Vox

De fato, a empresa está bem-posicionada para entregar soluções de relacionamento entre pessoas e marcas com base em inteligência artificial. O portfólio de serviços inclui, por exemplo, o CurIA, assistente em tempo real para atendentes capaz de consultar documentos relacionados ao tema do atendimento, incluindo manuais e regulamentações atualizadas, para sugerir respostas humanizadas.

Já com o CanarIA, é possível potencializar as intenções de compra e venda conversacional, utilizando o WhatsApp. A jornada completa pode ser finalizada sem a necessidade de contato com atendentes humanos, a não ser que alguma demanda mais complexa se apresente. Para o momento seguinte, de análise do desempenho dos profissionais em busca de insights e orientações para os times, o speech analytics agiliza a capacidade de identificar padrões, com redução de custo de até 90% e aumento de até 30% no ticket médio do vendedor em seus 90 dias iniciais de atividades.

Outra ferramenta, a Feedback360, analisa, classifica, responde e tabula comentários em marketplaces, de forma a ler a análise de sentimentos dos clientes e indicar respostas direcionadas e ações para alcançar a melhoria contínua e transformar reclamações em oportunidades. Por fim, mas não menos importante, a Vox também apoia o pós-venda, com reengajamento baseado em histórico, análise automatizada das ligações e identificação de clientes com risco de cancelamento, com a possibilidade de apresentar ofertas personalizadas para este público.

É com tradição, conhecimento do setor e apoio nas tecnologias mais avançadas, implementadas com o suporte de uma Célula de Inteligência Analítica (C.I.A.) própria, que a Vox se posiciona como uma one-stop-shop capaz de integrar ferramentas habilitadas para aumentar as vendas, melhorar a reputação da marca e produzir maior retenção de clientes.

Para falar com um especialista Vox, clique aqui.

Voltar para o
BLOG